Contraponto

contraponto

MINISTÉRIO DA CULTURA E IA3 APRESENTA:

contraponto

O PROJETO
O Projeto existe com o incentivo fiscal da Lei Rouanet. Utilizando-se de ferramentas e teorias artístico-pedagógicas modernas, Contraponto tem o objetivo de oferecer o ensino da música instrumental, teoria musical e canto coral, como alternativa de inclusão socio-cultural, transformação social e expansão do universo cultural e musical de jovens e adolescentes do município de Pindamonhangaba/SP.

Através do ensino da música, o programa desenvolve os sensores cognitivos e emocionais, a atenção concentrada, a sensibilidade estética, além de dar subsídios para que o jovem possa dar continuidade à formação enquanto profissional da música.

 

 

ETAPAS DE APRENDIZAGEM

  • Teoria Musical
  • Canto e Coral
  • Instrumentos Musicais

INSTRUMENTOS

Violino
Viola clássica
Violoncelo
Violão
Contrabaixo
Saxofone
Flauta
Clarinete
Trompete
Trombone
Tuba
Trompa
Bombardino
Percussão
Canto coral

AS AULAS

São realizadas em um espaço sociocultural amplo, com ensaios coletivos, visitas a outras escolas congêneres, combinadas com apresentações de orquestras renomadas.
Por meio do ensino coletivo, incentivamos o aprendizado e fomento a cooperação entre os jovens promovendo assim, espaço para discussões, troca de ideias, conhecimentos e apoio mútuo. Os jovens que possuem maior facilidade colaboram com o aprendizado dos que possuem maior dificuldade de aprendizado.
Durante os ensaios, são incentivados a ouvirem uns aos outros e compartilharem suas experiências musicais por meio de atividades de execução e apreciação, a fim de evidenciar a percepção da importância de cada um num processo amplo de aprendizado.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Jovens entre 10 e 21 anos

ONDE ACONTECE?

Pólo Castolira

Pólo Feital

QUANTO TEMPO DE CURSO?

3 anos para formação

Ao findar é gravado um CD com repertório estudado.

 

lei-rouanet-contraponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *