Instituto IA3 mobiliza recursos e parceiros e presta homenagem aos catadores, agentes ambientais

foto-movimentacaoNo dia 15 de setembro o projeto denominado Cubo Ambiental, patrocinado pela empresa Novelis, do IA3 Instituto de Acolhimento e Apoio ao Adolescente, realizou um evento dedicado aos catadores de materiais recicláveis do município. O evento foi realizado na Escola Estadual Yolanda Bueno de Godoy, no bairro do Feital em Pindamonhangaba-SP. Diante do descaso e preconceito que esses companheiros são submetidos por vezes, o coordenador do Projeto Cubo Ambiental, Fulvio Pelli, desenvolveu um projeto denominado “Movimento Coletivação”, inspirado por outro semelhante realizado na capital do estado de São Paulo. O objetivo do evento foi somar para a elevação da autoestima dos catadores, agora chamados de Agentes Ambientais. 

O evento de um dia contemplou diversas ações de impacto. O Coordenador do Projeto Fulvio Pelli ministrou uma palestra sobre consumo consciente, já a Cooperativa Moreira César Recicla (MCR) conduziu outra palestra sobre a importância da coleta seletiva. Apresentações de esquetes com temas sobre o lixo e os impactos ambientais ilustraram a programação. Dona Angela, presidente da MCR, Dona Hilda e Dona Irene, todas representantes dessa classe de agentes ambientais, foram homenageadas no evento, afirmando a importância desses agentes ao meio ambiente.

A contribuição de diversos parceiros do município foi fundamental para o sucesso do evento. O Colégio Tableau, por exemplo, prestou atendimento e orientações médicas para os agentes ambientais e toda a comunidade presente. Uma equipe de jovens e moradores do bairro foi responsável em reparar as carroças dos agentes, já os artistas da ONG Arte Duvale e Armadura enriqueceram o evento aplicando arte em grafite e pintura nas carroças. O Projeto de Educação Ambiental Casa Verde junto à Brinquedoteca e Contação de Histórias prestigiaram as crianças, a Barbearia do Anísio contribui com o sorteio de um corte de cabelo para os agentes e o Programa Escola da Família contribuiu dando suporte e assistência aos participantes durante todo evento.

 

Veja os cliques do evento

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *