Embraer e Instituto IA3, de Pindamonhangaba, firmam convênio para próximo ano

Objetivo é fortalecer e ampliar projeto de qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho

 

O Instituto IA3 tem um novo parceiro para superar os desafios e metas de 2015. No último dia 02 de dezembro, a instituição assinou um convênio com o Instituto EMBRAER.

A parceria é oriunda da participação e inscrição do Instituto IA3 no programa parceria social – PPS 2014 do Instituto EMBRAER, que visa apoiar entidades sociais da região de São José dos Campos, Botucatu e Gavião Peixoto, localidades onde a EMBRAER possui unidades e operações. Das dezenas de entidades inscritas, o Instituto IA3 foi uma das seis selecionadas para a região de São José dos Campos.

O recurso recebido será investido na aquisição de equipamentos para ampliação do Projeto Aprendiz na Empresa, que tem por objetivo promover o desenvolvimento, a qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens e adolescentes das comunidades vulneráveis do município de Pindamonhangaba.

“Atualmente temos 57 jovens trabalhando nas empresas. Nosso objetivo é ampliar este número para 2015 e dar mais um passo ao encontro de nossa meta, que é ter 150 jovens do município qualificados e trabalhando nas empresas da região. Estar entre as escolhidas nos impulsiona e mostra que estamos no caminho certo”, diz o presidente do IA3, Charles Almeida.

Presidente do IA3 assina convênio com Embraer.
Foto: Lilian Tomioka Centro Histórico Embraer

Representantes do IA3 em reunião com EMBRAER
Foto: Lilian Tomioka Centro Histórico Embraer

Evolução – O projeto Aprendiz iniciou em 2008 e tem crescido ano a ano. “Muito mais do que qualificar o jovem para o mercado de trabalho, buscamos promover seu desenvolvimento integral, garantindo que ele possa firmar seu lugar na sociedade”, comenta a Coordenadora do Projeto, Rosemeri Seixas.

Rafael Takei, um dos facilitadores envolvidos e principal responsável pela busca de oportunidades e inserção dos jovens no mercado, está satisfeito com o progresso do programa. “O nosso diferencial é prover um adequado preparo antes de o jovem ter a experiência prática na empresa”, diz.

Além dos profissionais remunerados, diversos voluntários, educadores e executivos se dedicam para que os jovens se desenvolvam. No evento, eles foram representados pelo Professor de Empreendedorismo da Funvic, André Aquino, e pela facilitadora, Ana Paula Ultramari.

O evento contou com a presença de diversas autoridades públicas de São José dos Campos, entre elas a Diretora da Secretaria de Assistência Social de Pindamonhangaba, Eliana Wolf e Cristina Luz, Secretária dos Conselhos Executivos do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *